Campanha
No mês do ;Outubro Rosa; ; campanha mundial que visa conscientizar a população feminina sobre o câncer de mama ;, o HuB vai oferecer aos pacientes da quimioterapia a possibilidade de confeccionar lenços (leia em Como ajudar). "Nossa ideia é distribuir lenços [confeccionados nos grupos] e divulgar a doença para a maior quantidade de pessoas possíveis", finalizou Meda. Para 2015, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 57 mil novos casos e 15 mil mortes no Brasil.
Entretanto, este não é o único trabalho realizado nos grupos de terapia ocupacional do hospital. "O mês de agosto foi reservado para os pacientes da hemodiálise. Tivemos cinema, música e atividades exclusivas", explica Letícia Meda. Dezembro também é um mês cheio de atividades. "A equipe se organiza para presentear os pacientes e até o Papai Noel aparece", completou.
Como ajudar
Para quem se interessou nos projetos e quer ajudar com doações, os materiais mais solicitados para o trabalho são lenços, tiaras de cabelo, toucas, brincos, tintas (para tecido ou madeira), tecidos como panos de prato ou tapetes brancos, caixas de madeira MDF, porta-retratos, papel de decoupagem, linhas de nylon, pincéis, jornais, cola branca, tesouras, papel cartão e EVA. Todas as doações podem ser entregues direto aos grupos.
Os interessados em participar como voluntários devem ligar para os números (61) 3307-1598 ou 3448-5378, entre 8h e 16h30 de segunda a sexta-feira, ou ir pessoalmente até a sala da Associação de Voluntários do Hospital Universitário de Brasília, localizada no ambulatório do hospital, no corredor vermelho. Os selecionados trabalharão duas vezes por semana e receberão treinamento sobre como agir e em que área podem atuar.