Cidades

Comprar enxoval do bebê em brechós é a escolha de muitas famílias

Elas estimulam o consumo sustentável, economizam dinheiro e levam produtos de qualidade

postado em 28/09/2015 06:51
Macacões, mamadeiras, carrinhos e chupetas são apenas uma pequena amostra da lista de artigos que compõem o enxoval de uma criança. É preciso preparar-se para os gastos que vêm com a felicidade de ser pai e mãe. Nos últimos anos, muitos pais organizaram viagens ao exterior com o intuito de comprar o enxoval, com argumento de economizar. Atualmente, com a desvalorização do real, vale a pena recorrer a mercados não convencionais para adquirir produtos de qualidade e com preço justo.

Karla Gabriélle Vale é mãe de Manuella e Murilo: economia na segunda gravidez,graças a bazares

O especialista em finanças públicas Roberto Bocaccio explica que o cenário mudou e que esta será uma fase mais realista. ;O que o brasileiro estava fazendo antes (viajar para comprar) fazia parte de um cenário de euforia. Quando o real se valoriza, as pessoas têm uma predileção, e até uma compulsão, por comprar no exterior. O brasileiro valoriza as marcas importadas, porque estão associadas ao status;, analisa Roberto.



On-line
Após ser mãe, a professora Fernanda Soares, 37, foi convidada por uma amiga para integrar um grupo no Facebook chamado Mães de Brasília. Nesse espaço elas trocavam experiências maternas diversas, mas aos poucos começaram a surgir publicações de mães que desejavam vender produtos que haviam comprado para seus filhos. ;Era tudo muito novo, os bebês perdem as roupas rápido;, afirma Fernanda. Ao observar essas publicações de desapegos, ela decidiu criar um grupo derivado do primeiro, voltado apenas para a compra e venda de artigos para bebês e gestantes. O Mães de Brasília ; Compra e Venda foi divulgado em vários outros grupos e no primeiro dia foram mais de 3 mil solicitações para participar. Hoje, são mais de 23 mil integrantes.

Para Fernanda, os reflexos da crise econômica são facilmente percebidos no grupo. Em questão de meses, o número de pedidos para participar aumentou em 150%. ;Comprar os produtos novos está muito caro. No grupo, as mães vendem produtos muito conservados, até lotes de roupas com preço de desapego;, ressalta a criadora do grupo. Karla Gabriélle Vale, 26, é mãe de Manuella, 3, e de Murilo, 8 meses. Quando estava grávida da primeira filha, comprou todo os artigos do enxoval nas lojas de Brasília. Já na segunda gestação, optou pelos brechós e por grupos na internet. Com R$ 3 mil, montou todo o enxoval do filho. ;A diferença foi gritante. Só a decoração do quarto da Manuella custou esse valor, na época;, exemplifica.

Brechós especializados em artigos infantis

; Joy Adelo: CLSW 303, Bloco C, Loja 39, Subsolo, Sudoeste.
; Bisbrechó: 315 Sul, Bloco D, Loja 9.
; Peça Rara: 307 Sul, Bloco C, Loja 3; 408 Sul, Bloco C, Loja 29; 204 Norte, Bloco B, Loja 19.
; Era meu agora é seu: 112 Norte, Bloco C, Loja 64.
; D; Novo: 403 Norte, Bloco A, Loja 40.
; Tudo novamente: Rua Manacá Sul, Lote 9, Loja 9, Térreo do Edifício Nova Friburgo ; Águas Claras.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação