A seca e o calor de quase 36;C pediam piscina, cachoeira, Lago Paranoá. Mas uma turma de 13 bravos estudantes trocou a chance de se refrescar por cadernos, canetas e calculadoras. Desde meados de agosto, o Projeto Enem Comunitário oferece aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio. Os professores são voluntários do Centro Universitário Estácio Brasília e, além do conteúdo da prova, reforçam conceitos básicos e tiram dúvidas. As aulas acontecem todos os sábados, das 9h às 11h, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cesas), localizado na 602 Sul, até as datas das provas: 24 e 25 de outubro.
Júlio César de Castro Gabriel, professor de história e coordenador da iniciativa, explica que a empreitada surgiu a partir de um curso de extensão sobre educação de jovens e adultos da Universidade de Brasília (UnB). ;Fizemos uma pesquisa para saber qual era a demanda da sociedade e descobrimos que um percentual muito grande de pessoas desejava iniciar o terceiro grau e fazer cursos profissionalizantes;, completa. Além de conteúdos como matemática e português, os alunos também participam de oficinas de redação, de conhecimentos gerais e aprendem técnicas de estudo.
Segundo Júlio César, a maior dificuldade dos estudantes não está em fazer a prova, mas no histórico educacional descompassado. ;Os professores vieram para dar um resumo do Enem e viram que tinham que oferecer uma base acadêmica melhor;, detalha. ;Temos alunos que nem vão fazer o Enem agora, estão estudando para tentar a prova daqui a dois anos. É uma coisa que não tínhamos noção.; A sede de aprender e a empolgação em ensinar fazem com que o relógio se estique um pouco mais quase todos os dias: marcadas para terminar às 11h, as aulas, frequentemente, se estendem pela tarde. ;É uma simbiose, uma troca. Eles energizam o professor e o professor os energiza.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui