Jornal Correio Braziliense

Cidades

Surto de médico expõe desabastecimento e falta de profissionais no Base

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que "a unidade operava acima da capacidade de internação" e que o médico se %u201Cexaltou diante da impossibilidade física na semi-UTI para receber novos pacientes.%u201D

[VIDEO1]
Maior unidade de saúde do DF e referência no tratamento de câncer e politraumas, o Hospital de Base sofre com o desabastecimento, a falta de profissionais e a alta demanda, que exige que os médicos enfrentem situações adversas durante os atendimentos na unidade.



Um vídeo gravado dentro do Hospital de Base do Distrito Federal mostra a reação de um médico ao receber voz de prisão de um bombeiro após se negar a atender um paciente. Os militares chegaram à unidade após transportar a vítima de helicóptero, em estado grave, com quadro de trauma.

[SAIBAMAIS]

Na gravação, é possível ouvir o profissional falando ;Eu estou trabalhando. Eu estou estressado aqui. Tá faltando tudo, tá faltando tudo (sic.);, gritava o médico.

A Secretaria de Saúde do DF admitiu o ocorrido, registrado no último sábado (19/9), na Sala Vermelha (semi-UTI) do Base. Em nota, a pasta informou ;que a unidade operava acima da capacidade de internação; e que o médico se ;exaltou diante da impossibilidade física na semi-UTI para receber novos pacientes.;

O paciente não resistiu aos ferimentos e morreu. A Secretaria de Saúde afirma que ele foi atendido. O servidor que aparece na filmagem apresentou licença médica e afirmou que pedirá demissão. O caso é apurado pela direção do hospital.

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) interditou eticamente a Unidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HBDF, nessa segunda-feira (21/9). A decisão foi após denúncias de profissionais da unidade relatando as condições inadequadas que colocam em risco a segurança dos médicos.