Jornal Correio Braziliense

Cidades

Semana do Lago Limpo retirou quase 5 toneladas de lixo do Lago Paranoá

Quinta edição da ação terminou neste sábado (19) e contou com 90 reeducandos do sistema penitenciário

A 5; edição do projeto Semana do Lago Limpo terminou neste sábado (19) e recolheu 4.885 quilos de lixo do Lago Paranoá. A última etapa da limpeza ocorreu no Lago Norte. O mutirão contou com a participação de 90 reeducandos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, que percorreram as margens das quatro pontes (Ponte das Garças, Ponte Honestino Guimarães, Ponte JK e Ponte do Bragueto).

A limpeza do fundo do lago foi feita por três instrutores e 27 alunos da Escola de Mergulho Scubadu. Também participaram da ação Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Brasal e Sesi. Para Rodrigo César Gorgulho, um dos coordenadores do projeto, o lixo retirado do lago reflete a má educação de quem usufrui do lago, mas não tem a preocupação preservá-lo. ;O lixo chega ao lago de todos os pontos do Distrito Federal. Vem de longe pelas redes fluviais e pelos riachos. O lixo é jogado nos passeios e nas ruas do Guará, da Asa Norte, do Gama ou de Taguatinga e vai acabar, mais cedo ou mais tarde, chegando ao lago e poluindo nosso cartão postal", afirmou.

Foram retirados do local embalagens de plástico, garrafas e taças, latas de cerveja e refrigerante, baterias de celular e outros equipamentos eletrônicos. Em todas as edições, além da retirada do lixo, são realizados debates e palestras sobre educação e meio ambiente, além de oficinas de reciclagem. A média de retirada de lixo deste ano diminuiu em relação aos anos anteriores ; quando forma retirados cerca de oito toneladas por edição.

Quantidade de lixo recolhida pelo projeto Semana do Lago Limpo deste ano
Area das Ponte das Garças - 1.790 quilos
Área da Ponte Costa e Silva (HG) - 1.240 quilos
Área da Ponte JK - 645 quilos
Margens do Lago em frente a Vila Telebrasilia - 970 quilos
Área do Piscinão - 220 quilos
Total: 4.865 quilos