Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cavalgada de evento gaúcho é cancelada após suspeita de doença em cavalos

Ela estava marcada para 9h, mas não aconteceu. Foi substituída por uma carreata, às 11h. O mormo é uma doença infecciosa que pode ser transmitida ao ser humano

A tradicional cavalgada da Semana Farroupilha de Brasília, prevista para acontecer por volta das 9h deste domingo (13/9) foi cancelada. Segundo os organizadores, cavalos escalados para o desfile, ; que sairia do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade até a Granja do Torto ;, estão com suspeita de uma doença que pode ser transmitida ao ser humano.
O mormo é uma patologia infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei. Nesses casos, normalmente, quando comprovada a doença, os cavalos são sacrificados. A cavalgada de hoje foi substituída por uma carreata que saiu às 11h da Catedral de Brasília em direção à Granja do Torto.

As demais atividades programadas para a ocasião estão mantidas. O horário da missa crioula, prevista para 11h, na Granja do Torto, sofrerá atraso de pelo menos 30 minutos. Em seguida, será servido um churrasco a moda costelão, a R$ 35 por pessoa.


O evento é organizado pela representação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em Brasília, com o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central. Haverá ainda jogos tradicionalistas e apresentações artísticas do folclore gaúcho. Na quarta-feira (16/9), às 9h, está prevista uma Sessão Solene em homenagem aos 180 anos da Revolução Farroupilha, no plenário da Câmara dos Deputados.

República Rio-Grandense


A Semana Farroupilha é uma momento de culto às tradições gaúchas. Ela envolve toda a população do estado do Rio Grande do Sul nos locais organizados para festejos e participam também comércio, serviços públicos e instituições financeiras e das indústrias. É regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por Decreto do governo estadual. Relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, que aconteceu de 1835 a 1845.

O marco inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Nesse dia, liderando homens armados, estavam Gomes Jardim e Onofre Pires, que entraram em Porto Alegre pela ponte do bairro Azenha. A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-riograndenses como o início da Revolução Farroupilha. Nsse movimento revolucionário durou 10 anos mostrou os ideais liberais, federalistas e republicanos proclamaram a República Rio-Grandense.