Jornal Correio Braziliense

Cidades

MPDFT exige adequação de quiosques à lei distrital na capital federal

Administrações regionais tem até 20 de setembro para enviar lista de estabelecimentos irregulares. Agefis deverá desbloquear áreas públicas invadidas

Administrações regionais tem até 20 de setembro para enviar para o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) a relação de quiosques em áreas públicas de cada cidade. A intenção é levantar quais estabelecimentos funcionam sem o termo de permissão de uso, ou com o documento expedido de forma irregular.

A Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) expediu uma recomendação em 30 de junho. A intenção é adequar quiosques e trailers em áreas públicas à Lei Distrital n; 4.257/2008 e ao Decreto n; 30.090/2009. Para disponibilizar os espaços o GDF tem que fazer licitação. Para os promotores, a ocupação desordenada vai "contra o direito à cidade segura e à qualidade de vida dos moradores do DF".

Leia mais notícias em Cidades.

Cabe, aos proprietários, por sua vez, adequarem os locais ao projeto-padrão de arquitetura básico. As administrações regionais também deverão encaminhar os balanços para a Agência de Fiscalização (Agefis). O órgão ficará encarregado de retirar as construções irregulares.