Jornal Correio Braziliense

Cidades

Após 7 anos, Pirenópolis volta a registrar caso de raiva bovina

Para evitar que a doença se prolifere, a Agrodefesa notificou todos os fazendeiros da região a vacinarem o gado contra o vírus novamente

Principal destino turístico dos brasilienses nos fins de semana e feriados, Pirenópolis (GO) registrou um caso de raiva bovina. A informação é da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A suspeita da doença surgiu após uma fiscalização de rotina do órgão em uma propriedade rural do município distante 140km de Brasília, onde agentes encontraram uma vaca com sinais da doença.

De acordo com a Agrodefesa, antes mesmo do resultado da análise ficar pronto, o animal infectado morreu. A vaca apresentava sintomas como espuma na saliva e perda de consciência. Até então, a última notificação de raiva no município havia ocorrido em 2008.


Leia mais notícias em Cidades

Para evitar que a doença se prolifere, a Agrodefesa notificou todos os fazendeiros da região a vacinarem o gado contra o vírus novamente. Além disso, o órgão fará um monitoramento constante do rebanho durante 90 dias para verificar se vão surgir outros casos.

A Agrodefesa informou ainda que o município está localizado em uma área de alto risco para a raiva bovina. Pirenópolis faz parte dos 119 municípios goianos em que é obrigatória a vacinação contra a doença.