Jornal Correio Braziliense

Cidades

Rollemberg: 'É preciso mudar paradigma sobre as terras públicas no DF'

A promessa do Governo do Distrito Federal (GDF) é derrubar todas as construções nos 30 metros das margens do espelho d'água, conforme exige a lei.

O governador Rodrigo Rollemberg não participou das operações de derrubada na orla do Lago nesta segunda-feira (24/8), mas acompanhou a ação a distância. ;Esse era um desejo antigo da população, que cobrava a democratização do acesso à orla. Isso humaniza a cidade e representa um passo em direção à civilidade;, comentou o governador. Rollemberg disse que é preciso ;mudar o paradigma com relação às terras públicas na cidade; e garantiu que as derrubadas foram momentos difíceis para o Palácio do Buriti. ;Algumas das decisões mais difíceis do nosso governo foram nessa área. Mas a população tem reconhecido a importância disso para a cidade. Tivemos que fazer operações duras em Vicente Pires e no Sol Nascente. Mas em breve começaremos as obras dos equipamentos públicos;, acrescentou.

[SAIBAMAIS]Sobre a orla do lago, o governador assegurou que o espaço terá atenção permanente do poder público. ;O desafio agora é manter a segurança adequada e isso será feito. Com a retirada de cercas, vamos unir o Pontão, ao Parque da Península e ao Parque da Asa Delta;, comemorou Rodrigo Rollemberg.

O primeiro dia da operação terminou por volta das 16h30. Uma piscina localizada no quarto imóvel alvo da ação de desocupação da orla do lago, na QL 12, começou a ser aterrada, mas equipes da Agência de Fiscalização do DF (Agefis) não terminaram o serviço. A previsão é de que os servidores retornem a partir das 8h desta terça-feira (25/8) para retirarem a piscina do espaço e retomarem as atividades no segundo dia de desobstrução da margem do espelho d;água. Ao todo, quatro mansões foram alvos da operação no primeiro dia de derrubada.

A promessa do Governo do Distrito Federal (GDF) é derrubar todas as construções nos 30 metros das margens do espelho d;água, conforme exige a lei.


Confira o cronograma da operação da Agefis:

Fase 1: Começou nesta segunda-feira (24/8)
Lago Sul: QL 12
Lago Norte: QL 2


Fase 2: Começa 60 dias após o início da 1; etapa

Lago Sul:

Área Vivencial SHIS QLs 14/16

Monumento Natural Dom Bosco
Parque Ecológico Anfiteatro Natural
Parque Ecológico do Bosque
Refúgio da Vida Silvestre Copaíbas

Refúgio da Vida Silvestre Garça Branca
Lago Norte:
Parque dos Escoteiros, SHIN EQL 4/6
Parque Ecológico das Garças
SHIN EQLs 11/13 e 13/15

Fase 3: Oito meses após o início da 1; etapa
Lago Sul:
Parque Vivencial Canjerana
Pontão do Lago Sul
Setor Habitacional Dom Bosco e Condomínio Villages Alvorada
SHIS QLs 6 a 10
SHIS QLs 14 e 15
SHIS QLs 20 a 22
SHIS QLs 24 e 13
SHIS QLs 26 e 14
SHIS QLs 28 e 22
Lago Norte:
SHIN EQL 6/8
SHIN QLs 3 e 5
SHIN QL 7
SHIN QLs 4, 6 e 8
SHIN QLs 10 e 12
SHIN QL 13
SHIN QL 14
SHIN QL 15
SHIN QL 16
SHIN QLs 9 e 11