Jornal Correio Braziliense

Cidades

Campanha de vacinação contra a poliomielite segue até as 17h de hoje

Os postos de saúde funcionam em horário especial neste sábado em função do Dia D de combate à doença



Começou neste sábado (15/8) a campanha de vacinação contra a poliomielite. Hoje é o dia D, dia no qual os postos de saúde funcionam em horário especial, das 8h às 17h, sem parar para o almoço e com uma equipe mobilizada especialmente para a vacinação das crianças.

No posto de saúde da 508 Sul, o dia começou bem. A servidora pública Adriana Nunes, 39 anos e o professor Frederico Oliveira, 34, levaram a pequena Tainá Oliveira, 1 ano e 2 meses, para tomar as gotinhas. Apesar de uma careta discreta na hora em que tomou remédio, a menina não chorou e seguiu calma no colo do pai. Adriana conta que é a primeira vez que leva a filha para vacinação em dia de campanha. ;Achei tranquilo, não fica muito cheio pela manhã. Ano que vem pretendemos participar de novo;, completa.

A analista de sistemas Luciana Lacerda, 34 anos, é a mãe de Rafaela, 4, e Vinícius Lacerda, 3, e costuma levar os filhos às campanhas de vacinação desde que eles nasceram. Ela conta que no começo as crianças ficam com um pouco de medo, mas quando percebem que é só a gotinha ficam tranquilas. ;O problema mesmo é quando tem que tomar injeção;, brinca.

Crianças entre seis meses e cinco anos devem tomar a vacina uma vez por ano. A enfermeira responsável pela campanha do posto da 508 Sul, Cássia Leite, reforça a importância da campanha e convida os pais. ;O ideal é que venham no dia D, temos equipes só para isso e temos uma atenção especial com as crianças;, completa. A campanha vai até 31 de agosto e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal estima que 95% do público seja atendido nas regionais de Brasília. No ano passado, a pasta conseguiu proteger 81,6% do público-alvo.