Jornal Correio Braziliense

Cidades

Paciente flagra banheiro feminino sujo de sangue no Hospital de Ceilândia

O sanitário fica no Centro Obstétrico da unidade de saúde. Paciente também registrou funcionários limpando maca na parte externa do hospital

[VIDEO1]

Um flagrante de um paciente no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) mostra o banheiro feminino do Centro Obstétrico da unidade de saúde sujo de sangue. As marcas estão espalhadas na parede e no chão do sanitário. O registro ocorreu na tarde desta sexta-feira (14/8). Durante a manhã, o paciente também flagrou funcionários limpando macas na parte externa do hospital.
[VIDEO2]
O homem de 39 anos, que preferiu não se identificar, acompanha a mulher grávida de 9 meses, e se indignou com a situação. ;Cheguei às 9h ao hospital e vi mulheres grávidas entrando no banheiro sujo. O sanitário está com marcas de sangue na parede, próximo à pia e no chão. O cenário é muito ruim. Pela manhã presenciei mulheres praticamente tendo filhos na recepção, porque quem faz a triagem não estava na hora do almoço;, revelou.

Próximo ao estacionamento, uma equipe de funcionários leva macas para a parte externa do hospital. Com luvas, um deles retira o colchão e parece lavar em uma mangueira. ;Pagamos impostos e esperamos, pelo menos, um atendimento digno e que a saúde esteja em pleno funcionamento;, destacou.

Em nota, a direção do HRC disse que há sangue no banheiro feminino eventualmente por ser uma área de emergência onde concentram-se pacientes que chegam com hemorragias, recém-operadas ou que ainda vão dar à luz. Segundo o hospital, a unidade disponibiliza uma equipe de limpeza para ficar de prontidão no local. Apesar do paciente ter alegado que desde as 9h desta sexta-feira o banheiro estava sujo, a direção respondeu que a imagem foi feita em um "pequeno intervalo entre a saída da paciente do local e o início da limpeza por parte dos funcionários."
Em relação à limpeza das macas em ambiente externo, a Secretaria de Saúde garantiu que a direção do hospital notificou a empresa terceirizada responsável pela higienização. "O local mostrado nas imagens é irregular, uma vez que existe uma área de uso exclusivo para limpeza de macas e colhões", informou a nota.