Jornal Correio Braziliense

Cidades

Metrô libera catraca em seis estações e um trem apresenta falha

Por falta de funcionários passageiros não pagaram passagem nas estações 102 Sul, Samambaia Sul, Metroviária, Guariroba, Asa e Concessionárias. Além disso, por volta das 13h, um trem circulou lentamente em Águas Claras

O metrô liberou as catracas de seis estações na manhã desta sexta-feira (14/8). Devido a falta de funcionários, passageiros embarcaram sem pagar passagem nas estações 102 Sul, Samambaia Sul, Metroviária, Guariroba, Asa e Concessionárias. O período variou de meia hora até três horas. A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) explicou, em nota, que pelo menos dois funcionários ficam em cada estação, no entanto, quando eles precisam sair para intervalo e não há outro empregado para cobrir a ausência, o acesso fica livre ao usuário para evitar que os serviços na estação sejam interrompidos.

A empresa alegou que aguarda liberação do Governo do Distrito Federal (GDF) para contratar 200 servidores aprovados no último concurso em 2013. A última convocação aconteceu em setembro do ano passado. Tomaram posse 32 técnicos de áreas variadas, como contabilidade, edificações e manutenção. Para novo chamamento, no entanto, o Metrô não tem previsão. O limite prudencial definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impede que órgãos da administração direta e indireta, dependentes de recursos do tesouro do DF, façam contratações.

Além da passagem gratuita, um trem apresentou falha. Um dos quatro motores parou e ele diminuiu a aceleração. Por volta das 13h, em Águas Claras, o trem circulou lentamente, mas o Metrô garantiu que a ocorrência não interferiu no sistema.