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Encontro reúne brasilienses que fazem sucesso com vídeos no Youtube

Com milhões de seguidores, jovens de Brasília chegam a ganhar R$ 8 mil por publicação; veja quatro dicas dos próprios youtubers para ganhar o estrelato na internet

Convites para gravar o próprio CD ou participar de novelas no horário nobre. Receber dos fãs cartas com declarações de amor, ursinhos de pelúcia e gritaria quando vai ao mercado perto de casa. Parece rotina restrita a popstars, mas todo esse glamour faz parte do cotidiano de brasilienses que se definem como youtubers: pessoas que tornaram profissão colocar vídeos no Youtube e chegam a ganhar R$ 8 mil por publicação. Na próxima sexta (14/9), às 19h, os principais nomes do segmento em Brasília vão participar de um encontro para debater como alcançar o sucesso na carreira. E adiantam ao Correio as principais dicas para ser uma estrela na internet.

O ator Bernardo Felinto, 30 anos, poderia se considerar bem sucedido na carreira antes do sucesso virtual. Fundou o grupo de teatro ;De 4 é melhor; e se apresentou por todo Brasil ao longo de oito anos. Mas os números da época nos palcos nem se comparam com as cifras na internet. A peça de maior sucesso, "Como não arruinar seu relacionamento", acumulou 50 mil espectadores em um ano de exibição. Em dois anos, Felinto foi assistido por 14 milhões de vezes com o ;Só 1 minuto;, canal de esquetes de comédia fundado pelo ator.


Com o sucesso na internet, fez participações em doze produções de TV e até assinou contratos, mas ainda atribui à audiência das telas do computador a maior fonte reconhecimento no trabalho.

;Hoje a internet representa minha maior ferramenta de trabalho. É mais importante e rentável. Sou mais reconhecido nas ruas com os vídeos do que na época da novela;, explica Felinto, que pode cobrar até R$ 8 mil com a exibição de marcas durante os vídeos.

Amanda Valverde, 17 anos, é outra brasiliense a aproveitar a fama nas redes sociais para alavancar a carreira artística. Em 2014, a menina ganhou fama repentina ao cantar paródia da música ;Lepo Lepo;, hit do carnaval baiano naquele ano. O vídeo alcançou 9 milhões de visualizações. Ela aproveitou o embalo para tentar o sonho de ser cantora e tem apoio de 71 mil seguidores que possui no Youtube.


Hoje, vai ao ar uma vez por semana cantando algum cover de música sertaneja e está em fase final de gravação do primeiro CD. O álbum terá apenas músicas autorais. ;Tenho contrato com uma gravadora que me dá todo apoio. Tudo foi possível graças aos vídeos;, comemora Valverde. Ela estima ter arrecadado R$ 20 mil com o canal, renda paga pelo Youtube de acordo com o número de cliques dos usuários.

Mesmo quem não sonhava em ser artista pode conquistar um pouco de fama e dinheiro. Marcos Coelho, 20 anos, era conhecido entre amigos de escola pela mania incessante de fazer piadas. Criou o canal ;Caracol Raivoso; para falar de temas que fazem parte da vida de muitos adolescentes, como as dificuldades em dar o primeiro beijo, ou como escapar das palmadas da mãe. Em dois anos, Marcos já foi assistido por quase 3 milhões de pessoas, número bem maior que os 110 mil habitantes do Jardim Ingá, cidade onde mora no Entorno do DF.

;Recebo pelo correio cartas de amor, jaquetas, ursinho de pelúcia. Eu vou ao shopping ou supermercado, sempre alguém aparece para elogiar o trabalho. Dei palestra no Rio de Janeiro e São Paulo. Não dá para ter noção do alcance;, explica Coelho. A única pessoa que reserva críticas ao trabalho é a mãe do rapaz. Ela vê o filho gastar até cinco dias para produzir um vídeo, e insiste para Marcos procurar um emprego formal. O que será difícil de acontecer, pelo menos enquanto ele ganhar os R$ 1.500 que tira por mês com o "Caracol Raivoso."


Os youtubers dão dicas de como fazer sucesso na web. Confira:


Temas polêmicos
Assuntos que geram debates acalorados nas redes sociais têm grande possibilidade de render muitas visualizações ao vídeo. A esquete ;Uber x Táxi; é um dos dos maiores sucessos de Bernardo Felinto. A filmagem aborda a diferença entre os dois serviços e ironiza supostos hábitos de taxistas, como cobrar bandeira dois fora do horário permitido.

Frequência
Colocar vídeos no mesmo dia e horário ajuda a fidelizar a audiência. Marcos Coelho atualiza o canal sempre aos sábado, às 11h. ;Não pode esquecer nenhuma vez, isso é muito importante para a pessoa assistir sempre ao seu conteúdo;, analisou Coelho.

Qualidade
Todos os entrevistados destacam esse ponto. O canal ;Só um minuto; de Bernardo Felinto tem contrato com uma produtora de vídeos, e conta equipamento profissional. Câmeras de alta definição, microfone de lapela, dois produtores e roteirista. Mas dá para garantir o mínimo sem passar vexame. Marcos Coelho atualiza o canal ;Caracol Raivoso; com uma câmera digital de pequeno porte, e um microfone comum apoiado em tripé. Ele mesmo faz a edição, e passa horas assistindo a tutoriais para melhorar a técnica de corte dos vídeos.

Persistência
Não desista se o sucesso não chegou nos primeiros meses. ;Eu pensei em largar tudo quando não tinha 10 mil visualizações em 6 meses de trabalho;, lembra Felinto. ;O erro da maioria é desanimar em pouco tempo;, completa.

Serviço
1; Encontro de Youtubers de Brasília
Quando: 14 de agosto, 19h
Local: Livraria Fnac, Parkshopping
Entrada: Gratuita, mediante inscrições neste site

Programação:

Dois painéis, com nove youtubers presentes:
01 - Agatha Silvestre e Bernardo Felinto, Canal Só 1 Minuto
02 ; Bekah Costa, Vlog da Bekah
03 ; Flávia Kitty, Blog de Moda
04 ; Rubem Cezar, A vida de gordo
05 - Amanda Valverde, Cantora
06 ; Duda Mendonça, Regra 9
07 - Saulo Pinheiro, Gêmeos Bipolares
08 ; Marcos Coelho, Caracol Raivoso