Jornal Correio Braziliense

Cidades

Anvisa desmente Secretaria de Saúde sobre dados de infecção por KPC no DF

O secretário de saúde teria usado dados da autarquia para explicar a situação da rede pública de saúde a concursados aprovados em seleção. O áudio da reunião foi divulgado na internet.

Um áudio vazado de dentro de um órgão do Executivo aponta que o micro-organismo Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) afeta pelo menos oito hospitais entre públicos e privados no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde atribuiu os dados a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a autarquia federal desmentiu a informação. Segundo o órgão, em nenhum de seus levantamentos é detalhado o nome de unidades médicas e todas as estatísticas são geradas pelo governo local. ;Os dados são oriundos das notificações enviadas pelos próprios serviços de saúde;, garante nota oficial da Anvisa, encaminhada pela assessoria de comunicação.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]A gravação teria sido feita na última segunda-feira (6/7), em reunião com aprovados no concurso da pasta com vigência entre 2011 e 2014. João Batista afirmou que há pacientes infectados em unidades privadas e públicas ;Tem um paciente que está lá (HRC) desde setembro do ano passado com KPC. No HuB, tive oito casos só em outubro de 2014;, comentou. O chefe da saúde do DF ainda descartou um possível surto. ;Aqui está igual no mundo inteiro;, definiu.