Jornal Correio Braziliense

Cidades

Falta segurança e acessibilidade em Samambaia, dizem moradores a distritais

Terceira edição do Projeto Câmara em Movimento ouviu 50 pessoas previamente inscritas, que relataram problemas e sugestões da comunidade

Deputados distritais estiveram na QR 206 da Samambaia Norte para a terceira edição do projeto Câmara em Movimento, na tarde desta quinta-feira (18/6). Durante o evento, moradores da região previamente inscritos foram chamados para explicar, durante três minutos, problemas e sugestões da comunidade. Os temas mais recorrentes foram a falta de segurança pública, o contingente policial reduzido, a situação do Hospital Regional da Samambaia (HRSam) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a falta de limpeza na cidade.

A presidente da Casa, Celina Leão (PDT), ressaltou que o objetivo do projeto é ir ao encontro da população. "É importante que o povo sinta que a Câmara Legislativa está pronta para representá-los", afirmou a deputada. Entre os 50 inscritos, esteva o jornalista Jocélio Lisboa, 37 anos. Deficiente físico, ele reclamou do acesso para cadeirantes no evento e na cidade em geral. Segundo ele, a acessibilidade não é uma realidade na Samambaia e a dificuldade de locomoção é diária. "Deputados, vamos parar de criar novas leis todos os dias. Vamos nos preocupar em cumprir as leis existentes e que não estão sendo cumpridas, como a lei da acessibilidade", reivindicou.

Leia mais notícias em Cidades

Para a presidente do Conselho Comunitário da Mulher de Samambaia, Selma Iolanda de Matos, 54 anos, foi até o evento para protestar por mais atenção para as mulheres da cidade. "No Plano Piloto, tem a Casa da Mulher e a Delegacia da Mulher. Se não for possível a criação de uma delegacia especializada, é importante que todos os plantões tenham uma policial mulher, porque muitas mulheres sofrem abuso mas não tem coragem de contar isso para um homem", protestou.

A próxima parada dos distritais será a Feira Central de Brazlândia, em 23 de junho. Desde o começo da atual legislatura, a iniciativa aconteceu na Rodoviária do Plano Piloto e em Ceilândia.

Com informações de Marina Adorno