Cerca de 82,3% das famílias do Distrito Federal têm dívidas, o número corresponde a maio de 2015, e registra 609.034 famílias. Este é o menor volume registrado esse ano. No mês anterior, 83,8% das famílias brasilienses estavam endividadas, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio).
Menos pessoas devem, mas o pagamento em dia não é unanimidade. As pessoas que não pagam as dívidas em dia saltou de 68.098 para 73.471, ou seja, aumentaram em cerca de 2%. Segundo o presidente da Fecomérico-DF, Adelmir Santana. ;Os endividados diminuíram porque as compras a prazo desaceleraram. Em compensação, nem todo mundo que deve, paga as contas;, disse.
Segundo ele, os juros elevados e a dificuldade de crédito estão entre os motivos para a dificuldade de acertar as contas. ;Os juros aumentam a todo momento, os bancos estão mais duros. Quem já tinha pedido crédito, em dificuldades anteriores, está em situação muito delicada;, acrescentou. Desde fevereiro, os índices de pesquisa mostram crescimento mensal no total de inadimplentes.
O grande vilão do endividamento é o cartão de crédito. Cerca de 90% das pessoas que assumem ter contas vencidas se declara comprometida nessa modalidade de pagamento. Apenas 42,3% de todas as famílias disseram ter condições de pagar tudo o que devem. A Peic foi realizada com 600 famílias de todo o Distrito Federal.