Jornal Correio Braziliense

Cidades

Prometido para 2ª, plano contra superbactérias deve ser anunciado hoje

Após críticas de Arthur Chioro, o governo local deve anunciar hoje o plano de combate às superbactérias. O Ministério Público do DF apura o que favoreceu o aumento dos casos na capital federal

O plano distrital de enfrentamento à resistência bacteriana prometido para ontem pela Secretaria de Saúde será anunciado apenas hoje. O anúncio foi feito pelo GDF após críticas do ministro da Saúde, Arthur Chioro, que, durante um evento no Rio de Janeiro, cobrou explicações. ;O plano já havia sido solicitado desde abril. Houve um compromisso do secretário e com a equipe de apresentar as medidas ao Ministério da Saúde e à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda hoje (ontem);, reclamou. A Anvisa notificou o governo local pelo menos três vezes. A primeira reunião entre os órgãos ocorreu em 20 de abril, quando se apontou que a escala de multiplicação desses micro-organismos é ascendente no DF desde 2010.

Leia mais notícias em Cidades

Ontem à noite, a Secretaria de Saúde esclareceu que o plano ;está em fase de conclusão;, apesar de prever a divulgação para hoje, ;em horário a ser definido;. ;Seus dados estão sendo discutidos por infectologistas, enfermeiros, farmacêuticos, equipes de laboratórios das unidades e do Núcleo de Investigação e Prevenção das Infecções;.

Como o Correio divulgou no último sábado, toda a rede pública e algumas unidades de saúde privadas da capital federal identificaram a presença da superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC). São pelo menos 200 pessoas colonizadas, ou seja, que têm a bactéria no organismo, mas não desenvolveram a infecção. Dessas, 107 foram contaminadas. Apesar disso, nenhum serviço médico está interrompido. Em nota, a Anvisa informou que ;está monitorando os recentes casos de micro-organismos multirresistentes nos serviços de saúde;. De acordo com a autarquia, as ações de controle são exclusivamente de competência da Secretaria de Saúde, pois o problema está diretamente relacionado à rotina de cada hospital. A 1; Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) investiga o que favoreceu o aumento dos casos. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF pediu agilidade na apuração.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.