Jornal Correio Braziliense

Cidades

Agefis remove entulho de terreno polêmico na Quadra 300 do Sudoeste

Cerca de 10 operários trabalham no local com dois caminhões caçamba, um caminhão carroceria, um guindaste e uma pá carregadeira

Na manhã desta segunda-feira (18/5), por volta de 10h, a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), iniciou a remoção de equipamentos e entulhos depositados pela Real Engenharia no Lote I da Quadra 300 do Sudoeste, de propriedade da Terracap.

Cerca de 10 operários trabalham no local com dois caminhões caçamba, um caminhão carroceria, um guindaste e uma pá carregadeira. Outras 20 pessoas acompanham a operação, entre auditores e representantes da Agefis, da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

A operação segue até às 17h desta segunda (18/5) e deve durar a semana inteira. A polêmica envolvendo o terreno gira em torno do advogado Uracy Gaspar Bosque, que usou uma carta de crédito para comprar o terreno em 2000, e em seguida o vendeu a Real Engenharia.

Em 2010, a justiça condenou Uracy por corrupção e revogou a carta de crédito usada para comprar a área, que voltou a ser de propriedade da Terracap. Desde então, a Real Engenharia tenta comprovar a posse do terreno ou obter ressarcimento do Estado.