Um desenho pode mudar uma vida. Pelo menos essa é a certeza do estudante Henrique Costa dos Santos França, 12 anos. O garoto foi uma das 40 crianças que enviaram sua arte para a pequena comunidade Madinatu Munawara, próxima à cidade de Mbour, no Senegal. Com iniciativa da ONG Nação Pachamama, imagens criadas por vários brasileirinhos vão atravessar o Atlântico para levar uma mensagem de união entre os povos, em um projeto chamado Missão África. ;Eu sei que a África é um continente que passa por muitos problemas, mas acredito que o desenho que enviei pode fazer com que uma criança de lá fique mais feliz;, aposta Henrique.
Leia mais notícias em Cidades
A arquiteta Adriana Nunes, 37 anos, foi a responsável por encontrar os pequenos que vão ilustrar o dia dos senegaleses. E a tarefa foi bem mais simples do que ela imaginava. ;Todas elas estavam com alegria de desenhar. Fui ao Parque da Cidade, abordei os pais, perguntei se a criança gostava de desenhar e, depois, bastou elas usarem a imaginação.;
Em apenas três horas, ela já tinha 40 ilustrações diferentes, com os mais diversos temas. Henrique, por exemplo, decidiu homenagear o futebol brasileiro. ;Há muita gente lá que adora jogar bola. E, como aqui também adoramos, quis usar esse tema;, explica.
Hoje, dois representantes da Nação Pachamama chegam ao Senegal, onde vão passar uma temporada de trocas culturais com a aldeia. ;Vamos até lá conviver com tudo que essa sociedade tem a oferecer, mas de uma forma bem diferente. Não somos colonizadores. Estamos indo lá para ouvir;, afirma Marília Rabelo de Castro Andrade, 64 anos, uma das brasileiras que vai até o país africano.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.