Apesar da média de R$ 3 mil gastos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a cada Operação Tapa Buraco, algumas cidades do Distrito Federal sofrem mais com a buraqueira durante o período de chuvas. Em determinadas ruas de Vicente Pires e de Ceilândia, além da deterioração do asfalto, o serviço ainda é malfeito. Vídeo gravado pelo eletrotécnico Bruno Lopes, 33 anos, flagrou a tentativa de pavimentação na Vicenal 311, entre Sol Nascente e Samambaia, em plena enxurrada. Com isso, a força da água desfez o trabalho em menos de duas horas.
A gravação mostra o momento em que os operários do DER tentam afastar a água. ;Não acreditei quando vi que, mesmo com tanta água, eles insistiram em tentar colocar o asfalto. Ainda sugeri para que esperassem parar de chover para fazer o serviço e fui ignorado", comentou. ;É revoltante saber que é o nosso dinheiro que está indo pelo ralo.;
[VIDEO1]
Dona de uma loja em frente à via, Márcia de Oliveira, 32 anos, relata que muitos clientes reclamam das más condições da pista de Ceilândia. ;É difícil a locomoção. Diariamente, carros estragam por aqui;, contou. A comerciante testemunhou o asfalto sendo colocado e levado pela correnteza na Vicenal 311. ;Para mim, isso foi um serviço de fachada, só para dizer que foi feito. Estamos vendo os buracos de novo. Um desperdício;, critica.
Por meio da assessoria de Comunicação, o DER respondeu que, apesar de dificultar, as chuvas não paralisam as operações. ;O DER enviará uma equipe ao local na segunda-feira para avaliar e, se preciso, fazer uma nova operação;, resumiu, por meio de nota.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.