Entre sexta-feira (10/4) e domingo (12/4), 14 assassinatos foram registrados no Distrito Federal. Os crimes aconteceram em seis regiões e compuseram uma média quase três vezes maior que março. Até então, os números ficavam em 1,7 morte por dia. Nos três últimos, quase cinco mortos a cada 24 horas.
No fim de semana, nove pessoas morreram. Quatro homicídios ocorreram no sábado ; um em Taguatinga, um em Ceilândia, um em Samambaia e um em São Sebastião ; e cinco no domingo ; um em Taguatinga, um em Sobradinho, um em Ceilândia, um no Guará e um em São Sebastião. Na sexta, outros cinco assassinatos: dois no Plano Piloto, um em Planaltina e dois em Ceilândia.
Para a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, o número é um "ponto fora da curva. " Foi um final de semana triste, com muitas mortes, mas ainda não podemos considerar como uma reversão na tendência de queda que temos verificado. Até aqui é um ponto fora da curva dentro de uma tendência de queda. No acumulado dos três primeiros meses do ano, conseguimos reduzir o número de mortes em 11,1%. Foram 21 homicídios a menos quando comparados os três primeiros meses do ano", disse a secretária adjunta da pasta, Isabel Figueiredo.
Leia mais notícias em Cidades
Apesar do otimismo demonstrado com o trabalho nos três primeiros meses, março pode não fechar em queda em relação a 2014. "Não podemos garantir que o mês fechará em queda, mas acreditamos que o resultado deste final de semana não é suficiente para reverter o trabalho que estamos fazendo pela segurança da cidade", prosseguiu Isabel. De acordo com a pasta, esse foi o fim de semana mais violento de 2015. Desde fevereiro de 2014, com 12 homicídios em 1; e 2 de fevereiro (sábado e domingo), não havia um com tantos assassinatos.
Investigações
Sobre a identificação dos criminosos, a secretaria ressaltou o trabalho da Polícia Civil investigação e prisão deles. Dos nove assassinatos registrados entre sábado e domingo, três homicidas já foram identificados, garante a pasta. Não há informações sobre os de sexta-feira.
Veja, por região, o número de assassinatos entre sexta e domingo:
Ceilândia: 4
Plano Piloto, Taguatinga, São Sebastião: 2
Guará, Planaltina, Samambaia, Sobradinho: 1
Total: 14