Jornal Correio Braziliense

Cidades

Beijaço reúne grupo de hétero, homo e bissexuais em bar da Asa Sul

Ato ocorreu após comentário direcionado a um casal de lésbicas no último sábado (4/4)



O Resenha Bar, da 410 Sul, foi palco de um beijaço, nesta sexta-feira (10/4), em protesto ao preconceito no local por duas meninas homossexuais. Um grupo de 20 pessoas, entre hétero, homo e bissexuais, estiveram no local e beijaram seus ficantes e namorados por volta das 21h.

[SAIBAMAIS]O ato foi organizado pela publicitária Ludmila Toledo, 24 anos. Segundo ela, um homem pediu a duas amigas lésbicas dela que se beijavam para que "maneirassem" pois havia famílias no local. O incidente ocorreu no último sábado (4/4), durante o aniversário de Ludmila, celebrado no Resenha.

Uma das estudantes aboradas, que preferiu não se identificar, afirmou ter se sentido invadida. ;Ele pegou na minha mão, violou meu espaço pessoal e pediu que eu maneirasse. Ninguém tem o direito de fazer isso, me senti muito mal;, disse. Apesar de achar um absurdo a necessidade de atos anti-preconceito, a estudante contou que se sentiu acolhida pelos amigos, que se mobilizaram em repúdio ao preconceito sofrido por ela.



Para Ludmila, o beijaço é uma forma de mostrar que atos de preconceito não serão aceitos. ;Claro que temos medo de sofrer violência, mas não podemos nos calar e nos reprimir por esse medo. Temos que mostrar que estamos aqui e queremos respeito;, disse. A jovem afirma ainda não entender como as pessoas se sentem tão ofendidas por atos de carinho e de afeto.

Leia mais notícias em Cidades


O estudante Jonathas Wallace, 22 anos, é heterossexual e estava no bar no momento do ato preconceituoso. ;Vim aqui para apoiar as minhas amigas, para lutar contra o preconceito e para fazer número. Acho muito importante estar aqui, para não nos calarmos. Precisamos pelo menos dar um pouco de dor de cabeça para o cara que teve uma atitude tão ridícula;, completou.

O designer gráfico Eduardo Varela, 23 anos, também acompanhou o momento da repreensão e afirmou achar um absurdo pois diversos casais heterossexuais também se beijavam da mesma forma e não foram repreendidos. ;Foi só com as duas, não podemos concordar com isso e por isso estou aqui;, finalizou.