Cidades

Músico brasiliense de 12 anos toca para crianças da etnia pataxó na Bahia

Além de se apresentar em uma escola, ele visitará as comunidades indígenas da região

postado em 08/04/2015 06:08

Além de se apresentar em uma escola, ele visitará as comunidades indígenas da região


Pela primeira vez, um jovem músico brasiliense é convidado pelos líderes indígenas da etnia pataxó hã hã hãe para tocar para as crianças da tribo. A viagem de Gabriel Piernes, 12 anos, para a aldeia Barra Velha, a 50km de Porto Seguro (BA), está marcada para 9 de abril, em comemoração ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. A intenção é promover o intercâmbio cultural. Ele se apresentará em uma escola e visitará comunidades. Além disso, Gabriel conversará com os estudantes e ouvirá as necessidades locais. Ele gravará as entrevistas e, posteriormente, quer entregá-las à presidente da República, Dilma Rousseff.

O garoto deixará a capital ciente de algumas dificuldades da região, como falta de postos de saúde e atraso no processo de reintegração de posse das terras dos índios (leia Para saber mais). No momento, o desafio do menino e da mãe, a publicitária Pethy Mattos, é levantar dinheiro para as passagens de ambos (veja Ajude).

O superintendente de Assuntos Indígenas de Porto Seguro, Ibui Pataxó, encarregou-se da parte burocrática da viagem. As crianças da tribo preparam ;um dia de índio; para o jovem músico. Além de passear entre as aldeias, ele participará de brincadeiras típicas, como trilhas pela mata e pesca. Ao voltar, participará do Acampamento Terra Livre, uma manifestação com diversos povos indígenas na Esplanada dos Ministérios.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação