Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu 123 pássaros em duas residências após denúncias anônimas de que os animais estariam sofrendo maus-tratos. As ações ocorreram às 9h e às 10h20 desta terça-feira (31/3) e resultaram na prisão de duas pessoas.
O primeiro caso aconteceu na QR 433, em Samambaia Norte. Na casa, os policiais encontraram três pássaros em três gaiolas. Os PMs apreenderam as aves e encaminharam a proprietária deles até a 21; Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul).
O segundo foi na QR 421, na mesma região. Os PMs encontraram 120 pássaros vivos e dois mortos "espremidos" em gaiolas pequenas. "No segundo caso ficaram evidentes os maus-tratos. Os pássaros estavam espremidos e dois estavam mortos", relatou a policial que comandou a operação, sargento Sandra Reis. O homem também foi para a 21; DP.
Leia mais notícias em Cidades
Tanto a mulher quanto o homem assinaram termo circunstanciado e vão responder ao processo em liberdade. Os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para serem recolocados na natureza.