O morador de rua conhecido como Renatinho está proibido de circular na Universidade de Brasília (UnB). Uma medida cautelar obtida pela Polícia Civil do DF impede o acusado de assediar estudantes e professoras de ficar no Câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Até o início da semana, quando abaixou as calças e se masturbou diante de duas mulheres, ele morava por ali. Se for pego nas dependências da instituição, será preso preventivamente. Renatinho foi reconhecido por estudantes também como o agressor de um universitária, em 2013.
O delegado-chefe da 2; Delegacia de Polícia (Asa Norte), Laércio Rossetto, informou que um juiz de plantão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) expediu a decisão no fim da última quinta-feira. ;Tomamos essa medida por preocupação com a integridade física do corpo docente, discente e administrativo, como forma de reestabelecer a paz e a ordem no câmpus. Ele é agressivo e queremos evitar que os ataques progridam;, explicou Laércio.
Aulas suspensas
O caso mais recente envolvendo o morador de rua aconteceu na última segunda-feira. Por volta das 22h30, ele abordou uma aluna de 22 anos e uma professora. Elas saíam da aula, no Instituto de Central de Ciências (ICC). Com as calças baixada na altura das pernas, ele partiu para cima das vítimas. Gritou e questionou o motivo de estarem assustadas. Minutos depois, Renatinho atacou outro grupo de estudantes, com gritos e cusparadas. Uma grávida ficou nervosa e teve dificuldades para correr.
Preocupados, os professores do Departamento de Artes Visuais suspenderam as aulas. O curso é noturno e frequentado, na maioria, por mulheres. De acordo com a UnB, a previsão é de que as aulas voltem normalmente na próxima segunda-feira.