Jornal Correio Braziliense

Cidades

Comunidade Hare Krishna começa hoje comemorações pela chegada do movimento

São 50 anos no Ocidente. Durante a festa, haverá canto de mantras, cerimônia litúrgica e banquete com iguarias lactovegetarianas


Há meio século, o movimento Hare Krishna saía de Calcutá, na Índia, para invadir as terras ocidentais. Um pouco depois, em meados de 1970, a comunidade aportava em solo brasileiro, conquistava adeptos e espalhava novos costumes pela sociedade. Atualmente, são 10 mil seguidores da filosofia criada por Bhaktivedanta Swami Prabhupada em todo o país. O movimento conta com mais de 400 templos e 100 restaurantes espalhados pelo mundo. Para iniciar as comemorações pelo cinquentenário da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON), que deve durar dois anos, a comunidade em Brasília realiza, a partir de hoje, o Festival da Lua Dourada ; Goura Purnima. A previsão para os próximos anos é expandir os templos, trazer monges para morar em Brasília e inaugurar um restaurante vegano. Medidas para aproximar ainda mais a sociedade local da filosofia hindu.

Se, por um lado, a cultura prega a harmonia; por outro, a falta de informação ainda é uma barreira segregadora. ;Na era da informação, muitas pessoas ainda não conhecem a filosofia, mas casos de preconceito são pontuais;, analisa Sandipani Munidas, presidente da ISKCON no DF. Membro da comunidade há 20 anos, Gadadhara Pandithdas concorda com o mestre. ;Precisa ser mais divulgado. As pessoas, quando não têm autoconhecimento, às vezes, se comportam de maneira selvagem, e isso é ruim. Os caminhos para se conquistar a paz interior devem ser divulgados;, aposta Gadadara.

A programação da festa de hoje inclui canto de mantras, cerimônia litúrgica, palestra com o pioneiro da cultura no Brasil, Lokasaksi Prabhu, além de banquetes com iguarias do cardápio lactovegetariano. A celebração terá início às 20h, no espaço Farol do Cerrado, no Setor de Chácaras do Lago Norte. ;Esse é um festival importante para o movimento. Estamos comemorando o aparecimento, há 500 anos, de Chaitanya Mahaprabhu, em Bengala, na Índia, e o começo do ano-novo védico; além, claro, dos 50 anos da sociedade de Krishna;, afirma Sandipani. O evento é gratuito e são aguardadas 200 pessoas.

Serviço

Festival Goura Purnima e cinquentenário da ISKCON
Hoje, a partir das 19h
No Farol do Cerrado, Setor de Chácaras do Lago Norte, Trecho 7, subida para o Paranoá
Entrada franca

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.