Jornal Correio Braziliense

Cidades

Um milhão de pessoas foram às ruas do Distrito Federal no carnaval

No maior carnaval de Brasília, um milhão de pessoas tomaram as ruas para curtir os quatro dias de folia. Mesmo sem verba do governo, o número superou as expectativas da Liga dos Blocos Tradicionais do Distrito Federal - que estimou um público de 850 mil. Apesar do grande número de foliões, o balanço da Polícia Militar do DF mostra redução em quase todos os crimes se comparado ao mesmo período do ano passado. Para fazer a segurança, sete mil policiais trabalharam no feriado prolongado.

Entre sexta (13/2) e terça-feira (17/2), houve três homicídios, contra 11 em 2014. As tentativas de homicídio caíram de 24 para 19, os furtos de celulares de 174 para 99 e roubos diversos, de 53 para 33. Por outro lado, houve um aumento de 463,2% nas ocorrências envolvendo uso e porte de drogas. Foram 107 neste ano contra 19 em 2014. A quantidade de jovens embriagados e envolvidos em pequenos delitos também chamou a atenção dos militares. Em duas ocorrências, três jovens, entre eles uma menina de 15 anos, foram apreendidos por estarem com arma de fogo.

Durante o carnaval, a PM abordou 3.749 veículos - 1.663 foram notificados por algum tipo de irregularidade. Nas operações de Lei Seca, 24 pessoas foram presas por dirigirem embriagadas e 97 multadas por se recusarem a fazer o teste do bafômetro.