Depois da morte de um jovem de 23 anos por febre amarela silvestre, a Secretaria Municipal de Saúde de Alto Paraíso convocou moradores e visitantes do município goiano para vacinação contra a doença. Oito postos de vacinação estarão abertos ao público e quatro equipes volantes farão a imunização nas comunidades da Fraternidade e Cachoeira dos Couros; Moinho e Sertão; e em torno de Alto Paraíso. Os postos fixos estarão na Praça do Bambu, no Posto do Novo Horizonte, no Hospital Municipal, na Escola Ana Aguiar (Cidade Alta) e em um Posto na entrada da cidade (GO/118).
São Jorge, muito visitada por turistas, também terá pontos de vacinação. Eles estão na Escola Infantil, no Posto de Saúde e na entrada do Parque Nacional. A medida foi anunciada um dia depois da confirmação da morte de Luan de Lima Marchi, morador da área rural de Alto Paraíso. ;É preciso esclarecer, informar e agir. A prefeitura está fazendo a sua parte. O cidadão e o visitante precisam fazer a sua, para livrarmos o município da febre amarela;, afirmou Álan Barbosa, prefeito do município.
Luan morreu em 8 de fevereiro, no Hospital Regional de Planaltina, em Brasília. Ele chegou a passar pelo Hospital de Santa Maria, foi transferido para a UTI, mas não resistiu ao tipo mais grave da doença. Foi diagnosticado, inicialmente, com dengue hemorrágica, mas exames laboratoriais confirmaram a febre amarela na noite de sexta-feira (13/2). ;Mais de três mil doses da vacina estão disponíveis nos diversos postos de vacinação da cidade;, disse o prefeito.