O programa Violeta, que ampara vítimas de violência no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), registrou um dado alarmante: metade dos pacientes atendidos em janeiro foram vítimas de estupros por algum conhecido. No ano passado, foram registrados 663 casos de violência sexual no Distrito Federal.
Leia mais notícias em Cidades
Segundo dados do programa da Secretaria de Saúde (SES-DF), são atendidos, em média, 10 vítimas de violência por mês. "As pessoas nunca acham que isso pode acontecer com elas, ainda mais a violência praticada por um conhecido, mas é importante estar atento para não cair no golpe", alerta a assistente social, Elizabeth Maulaz.
Uma dica dada no programa Violeta é que as pessoas fiquem espertas em relação aos copos de bebida e ao que é oferecido em festas, ainda mais na época de carnaval. "É importante não descuidar da bebida que estiver ingerindo, além de sempre andar acompanhado com alguém de confiança", exemplifica Maulaz.
Quem for vítima de estupro deve procurar o pronto-socorro mais próximo para receber os medicamentos preventivos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), Aids e gravidez. Depois, ir a uma delegacia registrar ocorrência e no Instituto Médico Legal (IML) fazer o exame toxicológico.
No Brasil, a cada hora, seis pessoas são vítimas de estupro, de acordo com os últimos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados em 2013.