A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai reforçar o efetivo em 40% no carnaval. Policiais atualmente em áreas administrativas serão colocados nas ruas durante o período, que também contará com a presença de agentes do Grupo Tático, do Grupo de Operações Especiais, do Grupo de Operações com Cães e do Grupo de Motociclismo.
O feriado marca, segundo a corporação, a época de maior risco em todo o ano, junto ao Natal e ao réveillon. Há o agravante, porém, do abuso no consumo de álcool. Todos os carros estarão, então, munidos de bafômetro.
Além da combinação bebidas alcoólicas e volante, a PRF avisa um aumento na fiscalização de excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e o não uso do capacete para motociclistas. Isso tudo é parte da chamada Operação Carnaval 2015.
Algumas rodovias que ligam o DF surgem como pontos centrais na operação. A BR-020, utilizada para viagens ao Nordeste; a BR-040, que liga o centro do país com Sul e Sudeste e com a GO-010, via de acesso a Caldas Novas; e a BR-070, caminho para Pirenópolis. Não foram informadas as quantidades de policiais nas ruas.
Leia mais notícias em Cidades
Para veículos de carga, haverá restrições durante o feriado. Os motoristas deverão ficar fora das estradas nos seguintes horários:
Sexta-feira (13/2): das 16h às 24h
Sábado (14/2): das 6h às 12h
Terça-feira (17/2): das 16h às 24h
Quarta-feira (18/2): das 6h às 12h
O condutor que desrespeitar essa agenda está exposto a multas de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação.