Jornal Correio Braziliense

Cidades

Governo se adianta e pagamento do IPVA começa em 9 de março

A antecipação da cobrança servirá para o pagamento de diversos serviços do governo, além dos salários dos servidores

O brasiliense vai começar a pagar tributos mais cedo neste ano. O Governo do Distrito Federal adiantou em um mês as parcelas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Até 2014, o primeiro vencimento ocorria em abril, mas, agora, os donos de veículos com o fim das placas 1 e 2 têm até 9 de março para quitar o débito (leia Atenção para os vencimentos). Um dos motivos para a antecipação é a crise financeira enfrentada pelo GDF. De acordo com a Secretaria de Fazenda, a antecipação da cobrança servirá para o pagamento de diversos serviços do governo, além dos salários dos servidores.

[SAIBAMAIS]O subsecretário da Receita, Hormino de Almeida Júnior, afirmou que a pulverização do dinheiro arrecadado é possível porque o IPVA não é um imposto vinculado exclusivamente a gastos com construção de estradas, asfaltamento e operação tapa-buracos. ;A verba custeia todo o serviço público do DF, incluindo salários de médicos, compra de remédios e reformas de escolas públicas. A pessoa que paga o tributo em dia recebe documentação veicular e não estará sujeita a multas em blitzes do Departamento de Trânsito (Detran). Quem atrasa pode entrar para a dívida ativa do governo e ter o carro apreendido por falta de documentação;, alerta Hormino.

Leia mais notícias em Cidades

Os carnês de pagamento começarão a chegar às casas dos contribuintes na próxima sexta-feira, com o abatimento previstos para os cadastrados no programa Nota legal. Quem pagar o imposto em uma única parcela terá 5% de desconto no valor total. É possível acessar o site da Receita (www.fazenda.df.gov.br) e imprimir os boletos antes de recebê-los pelos Correios. ;Quem atrasou o pagamento do ano passado também pode pagar no site e tirar o nome da dívida ativa. Recomendamos que o contribuinte pague o IPVA em dia para evitar multa, correções no pagamento e o transtorno de ter o veículo apreendido;, recomenda o subsecretário da Receita.

Contas pendentes

Ainda segundo Hormino, a antecipação do IPVA aumentou a distância entre o último vencimento da cobrança e o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Até 2014, o brasiliense pagava, em junho, a última parcela do primeiro tributo e a primeira do segundo. ;Houve uma preocupação de antecipar o IPVA neste ano, não só pela crise, mas para separar o pagamento do IPTU. Isso ajudaria o brasiliense a pagar mais facilmente os dois impostos;, justifica.

Ainda assim, a medida prejudicou as contas de brasilienses como a funcionária da Infraero Tatiane Vicente Farias, 32 anos. Ela tem dois filhos e ainda está empenhada com as dívidas do material e da mensalidade escolar. Com um IPVA de R$ 1,2 mil, o desconto de 5% da parcela única não é mais uma opção. ;Eu pago as mensalidades em dia, mas tenho de parcelar. Não dá para pagar a cota única no começo do ano, pois as despesas que tenho não me permitem. O meu desconto no Nota Legal também foi inexpressivo, de apenas R$ 100;, lamenta Tatiane.

Atenção para os vencimentos

Fim da placa 1; parcela 2; parcela 3; parcela
1 e 2 - 9 de março 13 de abril 14 de maio
3 e 4 - 10 de março 14 de abril 15 de maio
5 e 6 - 11 de março 15 de abril 16 de maio
7 e 8 - 12 de março 16 de abril 17 de maio
9 e 0 - 13 de março 17 de abril 18 de maio

Fonte: Secretaria da Fazenda do Distrito Federal