Quatro dias após a publicação da reportagem do Correio sobre a extinção do Grupo de Análise e Aprovação de Parcelamento de Solo (Grupar), o Diário Oficial do DF publicou o anúncio da vinculação da iniciativa que luta pela regularização de condomínios à Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segest).
[SAIBAMAIS]O grupo, que reúne técnicos de todos os órgãos ligados à legalização e centraliza decisões, análises de projetos e emissões de licenças, havia sido extinto na troca de governo. Atualmente, cerca de um terço dos moradores da capital federal vivem à espera de escrituras.
O fim da iniciativa preocupou moradores de condomínios ainda não regularizados. "A extinção do Grupar significa voltar à tramitação antiga, que tanto combatemos ao longo dos anos. Até agora, foi o maior avanço que tivemos nessa área, mesmo trabalhando de forma precária e longe do ideal;, disse a presidente da União dos Condomínios e Associações de Moradores do DF (Única), Júnia Bittencourt.
Leia mais notícias em Cidades
O secretário de Gestão Territorial e Habitação do Distrito Federal, Thiago de Andrade, havia garantido que os processos de regularização não seriam afetados e ficariam sob responsabilidade da pasta. ;Estamos em um período de reestruturação da secretaria, que terá uma área específica sobre assunto de regularização e assumirá as tarefas desempenhadas pela Secretaria de Regularização de Condomínios (Sercond);, disse.