postado em 20/01/2015 18:41
A Secretaria de Educação do DF anunciou o repasse de R$ 7,8 milhões para 11 creches conveniadas com o governo. Falta uma unidade, que segundo o GDF não apresentou a certidão negativa de valores em atraso. O representante das instituições, Conselho das Entidades de Promoção e Assistência Social (Cepas), informou que 12 das 64 creches que mantêm convênio com o governo estavam sem receber. A dívida chegou a R$ 8,7 milhões. Com o repasse, governo e creches discutem a ideia de desvincular o calendário das creches e das escolas regulares. Isso anteciparia a volta às atividades de 23 de fevereiro para o próximo dia 9. "É uma ideia que discutimos, mas para isso todas as contas devem estar em dia", afirmou o presidente do Cepas, Ciro Heleno. "Ainda não recebemos montantes referentes a 2015, mas seremos mais tolerantes com esse governo, pois sabemos que teve uma má herança da gestão anterior", continuou.
Leia mais notícias em Cidades
O Distrito Federal conta, atualmente, com 64 creches conveniadas e outros 12 Centros de Educação da Primeira Infância em funcionamento. ;Somente uma das creches não conseguiu finalizar a prestação de contas e, por isso, não recebeu. As demais tiveram a fatura paga. Começaremos agora a tratar com as creches o repasses e convênios para 2015;, afirmou o secretário de Educação, Júlio Gregório.
Memória
Sem dinheiro repassado pelo governo, as unidades pararam as atividades durante parte do mês de dezembro de 2014. Na ocasião, 600 crianças e bebês ficaram sem os serviços prestados.