Jornal Correio Braziliense

Cidades

Chuvas de janeiro deverão aparecer apenas no fim do mês, diz Inmet

Quem quiser se refrescar na Água Mineral tem que chegar cedo. A temperatura máxima prevista para esta quinta-feira (15/1) é de 32ºC


A onda de calor e a falta de chuva devem continuar por pelo menos mais uma semana. Ontem, os termômetros chegaram a 31;C, repetindo a temperatura mais alta do ano, atingida na terça-feira. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para hoje é de máxima de 32;C, o ápice deste início de 2015. As chuvas de janeiro deverão aparecer apenas no fim do mês.

Uma das principais opções para os brasilienses aliviarem o calor tem sido as piscinas do Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral. Durante todo o dia de ontem, o local ficou lotado. A fila de carros se alongava pela rodovia próxima ao parque. De segunda a quinta-feira, a capacidade máxima é de até 2 mil visitantes simultâneos e, nos fins de semana, de 3 mil. Quando a lotação é esgotada, os portões são fechados e novas entradas ficam para o dia seguinte.

Leia mais notícias em Cidades
O policial militar Deusdeti Moreira, 38 anos, passou por essa situação. Ele não acreditava que a Água Mineral estaria tão cheia, apesar das férias escolares. ;Cheguei cedo, não eram nem 11h, e já estava esgotado. Tive que voltar com a família toda para casa;, lamentou. Morador de Ceilândia, o PM relata que nunca tinha sentido um calor tão grande como nestes últimos dias. ;Moro aqui desde os 8 anos de idade. Acho que só vi um lugar tão quente assim no Rio de Janeiro, mas lá tem o mar. Com esse calor, não tem como ficar em casa. É o dia inteiro com ventilador e se hidratando com água, suco, sorvete.;

Jéssica Arruda, 24 anos, mulher de Deusdeti, conta que as crianças não conseguem ficar na residência com o calor. ;Está muito quente. Apesar de ter ducha lá em casa, ter piscina, as crianças querem sair. O melhor é trazer para cá, é ótimo por ter esse contato com a natureza.; Segundo o casal, se as altas temperaturas continuarem, a família irá ao parque todos os dias. ;Se desse, eu montava uma barraca e morava aqui;, brinca o PM.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.