Jerfeson Guerreiro, 20 anos, sempre gostou de ir ao Jardim Zoológico de Brasília. Quando criança, costumava visitar o lugar com frequência. À medida que foi crescendo, notou que fazia falta um método melhor para que os visitantes se orientassem dentro do espaço e achassem cada um dos bichos. Com isso, teve uma ideia. Estudante de análise e desenvolvimento de sistemas, Jerfeson desenvolveu um aplicativo que permite ao usuário acessar o mapa do local, programar percursos e saber mais sobre cada espécie. O ZooMaps Brasília está disponível para Android e pode ser baixado de graça. Cerca de 500 pessoas fizeram o download. O próximo passo é lançar a versão do app para iPhone e Windows Phone.
;Queria fazer algo que ajudasse as pessoas, principalmente as crianças, a se orientarem com facilidade dentro do zoológico;, conta Jerfeson. O programa tem diversas funcionalidades. Ao abri-lo, é possível ver o endereço do parque, conectar-se às redes sociais e checar a previsão do tempo. ;Ninguém quer ir ao zoológico quando está chovendo;, diz o desenvolvedor. No menu principal, o usuário pode acessar um detalhado mapa do parque, ver onde está cada animal e como chegar até ele. Marcando os pontos de partida e de destino, a pessoa também pode escolher qual rota seguir.
As opções não param por aí. O aplicativo disponibiliza informações sobre dezenas de espécies presentes no zoológico, como estado de conservação, ambiente em que vivem e de que se alimentam. ;A ideia é que o app também possa ser uma ferramenta de estudo para as crianças;, comenta Jerfeson. O programa conta ainda com uma galeria de fotos, uma seção com dados de contato do parque e recomendações de segurança para visitantes, além de um guia de como chegar. Nessa parte, o usuário pode conferir uma lista dos ônibus que passam pelo zoológico e, caso vá de carro, utilizar o GPS para escolher o melhor caminho. ;Por isso, o slogan do aplicativo é ;Com ZooMaps, os passeios ficam mais agradáveis desde a saída de casa;;, completa Jerfeson.
Elogios
Quem já usou o programa aprova e elogia. A auxiliar administrativa e moradora de Ceilândia Monize Mesquita, 27 anos, costuma levar a sobrinha de 3 anos para passear no zoológico. Na última vez, ela utilizou o app para se guiar durante a visita. ;Foi bem mais prático se localizar, principalmente na hora de achar os animais que ficam mais longe da entrada do parque. O aplicativo é bem dinâmico. Minha sobrinha gostou da parte com a descrição dos bichos;, relata.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.