Jornal Correio Braziliense

Cidades

Defensoria vai orientar pais de alunos com deficiência sobre matrícula

Os profissionais da Defensoria Pública do DF prestarão esclarecimentos sobre os direitos dos estudantes. Nenhuma escola pode negar a matrícula de crianças ou adolescentes devido a qualquer tipo de deficiência

A Defensoria Pública do DF realizará na próxima sexta-feira (9/1) uma ação para orientar pais de estudantes com alguma deficiência. A intenção é oferecer atendimento jurídico a todos os responsáveis com dificuldade para matricular os filhos em escolas das redes pública ou privada. O sistema educacional inclusivo está previsto em lei e nenhuma instituição pode negar a inscrição aos alunos com deficiência. Tal atitude é crime, com reclusão prevista de um a quatro anos, na Lei n; 7.853/89.


De acordo com a Constituição Federal é dever do Estado garantir ;atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;. Para expor essas e outras normas, a defensoria, em parceria com o Movimento Down (MD) fará o Plantão Escola para Todos. O atendimento será no subsolo da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.


Outras informações sobre o assunto podem ser encontradas na cartilha Escola para todos ; Educação Inclusiva: o que os pais precisam saber. Ela está disponível no site: www.movimentodown.org.br. Os telefones em caso de dúvidas sobre o plantão são: (61) 2196-4324 e (61) 2196-4376.