Jornal Correio Braziliense

Cidades

Crescimento da violência é debatida na Câmara dos Deputados

Meta é dar visibilidade aos direitos humanos de parentes e amigos das vítimas, além de tentar entender as razões do aumento de casos violentos

O aumento da violência e os reflexos sociais da violência familiar serão discutidos por especialistas de diferentes áreas na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (12/12). Para os organizadores, o grande desafio do III Seminário Nacional dos Direitos Humanos das Vítimas de Violência, será divulgar os direitos humanos dos familiares, amigos das vítimas e da sociedade, parcela quase invisível do problema mas que sofrem as consequências diretas da insegurança.

Durante o evento deste ano, será lançado o livro Por que cresce a violência no Brasil?, dos cientistas políticos e especialistas em segurança pública e estudos sobre violência, os escritores Luís Flávio Sapori e Gláucio Ary Dillon Soares. O seminário é realizado pela Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-vítima), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do DF. Os participantes receberão certificado, ao final do seminário. A participação no seminário é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo blog www.provitima.blogspot.com.br.

Programação
13h30h: Abertura
14h: Painel 1
A vítima, essa desconhecida! - José Muiños Piñeiro Filho, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, membro da Comissão de Juristas responsável pela reforma do Código Penal.
A vítima no Código Penal Brasileiro - Fabiana Costa Barreto, Promotora de Justiça, conselheira do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

15h30: Painel 2
Violência familiar e seus reflexos sociais - Theresa Karina de Figueiredo G. Barbosa, Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)
A violência sexual contra crianças e jovens - Thiago Pierobom, Promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

17h: Painel 3
Os desafios e os avanços no atendimento multidisciplinar às vítimas de violência - Cristiane Pereira, diretora do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), de São Paulo, e Valéria de Velasco, subsecretária de Proteção a Vítimas de Violência da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do DF.

18h: Painel 4
;Por que cresce a violência no Brasil?; - palestra e lançamento do livro, de autoria dos cientistas políticos e escritores Gláucio Ary Dillon Soares e Luís Flávio Sapori.


Serviço
III Seminário Nacional dos Direitos Humanos das Vítimas de Violência
Data: 12 de dezembro de 2014
Horário: das 13h30 às 18h30
Local: Auditório Nereu Ramos ; Câmara dos Deputados
Inscrições: gratuitas e podem ser feitas no blog www.provitima.blogspot.com.br.
Mais informações: pelos telefones 2104-1934 ou 2104-1953, ou pelo e-mail provitima.sejus15@gmail.com.
Preço do livro: R$ 30,00