A doméstica Lucia Maria Soares, 46 anos, que participa do protesto, é uma das passageiras que se sentiu prejudicada com as mudanças. Lúcia mora na quadra 303 de Samambaia e trabalha no Lago Sul. Após as modificações no sistema, ela passou a gastar R$ 8 e chegar atrasada ao trabalho porque o ônibus demorou a passar no ponto. "Esse sistema de integração, em vez de melhorar a nossa vida, piorou. Na minha opinião deve ser suspenso", disse.
Segundo os passageiros, os ônibus não param nas paradas, o valor da passagem para quem não tem o cartão do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) é mais caro, já que os passageiros têm que pagar a passagem integral, e há muita demora na saída dos coletivos.
BRT Sul
Inaugurado em junho deste ano, o BRT Expresso DF Sul, liga Santa Maria e Gama à Rodoviária do Plano Piloto. De abril a junho, o sistema de integração funcionou gratuitamente em caráter experimental. O objetivo do sistema de integração era reduzir o tempo de viagem em horário de pico, já que o conceito do BRT (Bus Rapid Transit) é baseado num corredor exclusivamente dedicado a ônibus articulados. Como não compartilham as ruas com outros veículos, os deslocamentos se tornariam mais rápidos e eficientes.