A presidenta da República, Dilma Rousseff, nomeou a procuradora de Justiça Maria de Lourdes Abreu para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Ela ocupa a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Lecir Manoel da Luz. O decreto presidencial foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (20/11).
Natural de Goiânia (GO), Maria de Lourdes é graduada pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Processual Penal. Ingressou no MPDFT em 1981. Atualmente, coordena a 3; Câmara de Coordenação e Revisão da Ordem Jurídica em matéria do meio ambiente, ordem urbanística, patrimônio cultural e histórico, além de atuar junto à 16; Procuradoria de Justiça Cível Especializada nessa matéria.
Também é conselheira no Conselho Superior do MPDFT e foi secretária-executiva do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público da União e Estados (CNPG) até agosto desse ano. Entre 1990 e 1993, foi diretora de ensino e pesquisa da Fundação Escola Superior do MPDFT. Atualmente ela é presidente do Conselho-Curador da mesma Instituição.
A desembargadora Maria de Lourdes, concorreu à vaga com os procuradores de Justiça José Firmo Reis Soub, segundo lugar na lista tríplice, e José Eduardo Sabo Paes, que ficou em terceiro lugar.