Alunos nus e seminus da Universidade de Brasília foram filmados durante uma performance em um pátio da instituição nesta terça-feira (13/11). A gravação feita no campus de Ceilândia gerou polêmica entre os espectadores e também nas redes sociais:
A performance faz parte de um projeto do Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) chamada Tubo de Ensaios que existe há 13 anos. Este ano, o tema da atividade é ;descentralize;. A ideia é justamente tirar o foco do Campus Darcy Ribeiro e mostrar os outros lados da UnB, por isso escolheram percorrer as outras unidades. Hoje, o grupo tinha marcado uma ação no Gama, mas por conta do mal tempo e das mensagens violentas que receberam, preferiram cancelar a performance.
O reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo, não acompanhou o que ocorreu no campus da Ceilândia pessoalmente, mas foi informado de que a reação dos alunos foi negativa. Além disso, o reitor também soube que talvez os membros do projeto Tubo de Ensaios mudem as próximas manifestações para ambientes mais fechados. De qualquer forma, Camargo afirma que a universidade é um espaço que preza pela cultura do respeito, da diversidade e da não violência. ;Nâo é possível nem razoável imaginar algum tipo de censura aos nossos colegas das artes. Como é uma performance com orientação dos professores, a administração vai respeitar o que eles fizerem. Caso mudem o local, como me informaram, acho uma atitude positiva, pois terão o direito de fazer a performance e os que não quiserem assistir também terão o seu direito;, disse.
Ainda no mês passado, um grupo de alunos também foi tema de muitas discussões por tirar as roupas no meio do campus Darcy Ribeiro. O "peladaço" foi um movimento de apoio a um jovem que havia realizado uma performance artística na universidade e, segundo o grupo, teria sido reprimido de forma violenta.