Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cargos comissionados no novo governo despertam cobiça de aliados

Secretarias como Educação, Transporte e Saúde são problemáticas, mas trazem visibilidade política. Já órgãos como Novacap, Terracap e BRB têm poder por mexer com terras e dinheiro. Após as eleições, todos eles estão entre os postos mais cobiçados



A Fazenda é o órgão que recolhe e administra toda a verba do governo, enquanto o Planejamento e Orçamento define como os recursos serão investidos. Pela posição central, Rollemberg deve escolher nomes de sua inteira confiança para assumir esses setores importantes. Por isso, os postos provavelmente não entrarão no jogo político e nomes técnicos devem ser priorizados.

Áreas fundamentais no cotidiano da sociedade, como Educação e Transporte, em que os responsáveis podem tomar medidas políticas de impacto direto na vida do cidadão, tendem a despertar o interesse de correligionários. As discussões sobre a secretaria de Educação, como antecipou Rollemberg, passam pelo PDT e, especialmente, pelo senador Cristovam Buarque, uma das referências nacionais na área. Já no Transporte, área com potencial político, ele deve indicar um aliado próximo.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .