Jornal Correio Braziliense

Cidades

Polícia tenta desapropriar terreno ocupado por MLT em Sobradinho

Pelo menos 60 pessoas ligadas ao movimento estavam no Palácio do Buriti, de forma pacífica, no momento do ato

Enquanto aproximadamente 60 pessoas ligadas ao Movimento Luta pela Terra (MLT) se reuniam no Palácio do Buriti na manhã desta segunda-feira (3/11), em um protesto pela demarcação de terras para assentamento, policiais da 13; Delegacia de Polícia (Sobradinho) tentavam desapropriar um acampamento de 170 hectares na DF-440 ocupado pelo movimento.

De acordo com o grupo, a polícia foi chamada pelo dono do terreno, que tenta recuperar a área. No momento, alguns líderes do movimento foram até o local tentar impedir a ação da polícia, que não utilizou o usou de força. As pessoas continuam a ocupar o local.

O grupo reivindica o uso de uma fazenda no Pólo de Cinema e Vídeo, em Sobradinho. São 550 hectares de terra atualmente ocupados por 150 famílias que correm o risco de serem expulsas do lugar.



Por volta das 6h, o grupo se reuniu no prédio da Terracap e chegou a ameaçar invadir o edifício, no entanto, funcionários do órgão acalmaram a situação, dizendo que as pautas reivindicadas já estavam sendo tratadas pelas autoridades competentes. Às 12h, eles se reuniram com o secretário em exercício de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Milton Guimarães.

Com informações de Otávio Augusto Silva