As cores verde e vermelha, as guirlandas douradas e as enfeitadas árvores natalinas começam a encher os shoppings e as comerciais de Brasília, antecipando um dos feriados favoritos da população. Ainda faltam cerca de dois meses, mas as lojas já se preparam para atender o aumento da demanda por parte dos consumidores comum para o período. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), no entanto, o crescimento nas vendas em novembro e dezembro será mais tímido do que no ano passado. Espera-se um aumento de 2,5%, ante os 5,3% de 2013.
As vagas para trabalhadores temporários também terão um ligeiro recuo em relação ao último Natal. A expectativa é de que as lojas contratem cerca de 4 mil funcionários para reforçar o atendimento nos dois meses finais do ano ; em 2013, foram 4,8 mil. Esses empregados ocuparão cargos como balconista, caixa, segurança e motoristas. Além disso, serão abertas 200 vagas para duendes, papais e mamães noéis. O Sindivarejista calcula ainda que 20% dos temporários deverão ser efetivados entre janeiro e março.
Segundo o presidente da entidade, Edson de Castro, mesmo que os números deste ano sejam menores, o Natal ainda será uma época muito proveitosa para os comerciantes. ;O setor estava um pouco travado não só pela atual retração econômica, mas porque os consumidores tinham a atenção voltada para as eleições. Muitos esperavam para saber se continuariam empregados, por exemplo. Agora, que essa fase já passou, a expectativa é de que as vendas comecem a crescer;, explica.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .