Pediatras do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) vão se reunir amanhã (28/10) com representantes do sindicato, do Conselho Regional de Medicina (CRM) e do Ministério Público do DF e Territórios, para discutirem uma possível paralisação a partir desta quarta-feira (29/10). A reivindicação é por melhores condições de trabalho na unidade. "Desde o início do ano, o hospital enfrenta dificuldades e, até hoje, nenhuma medida foi tomada pela Secretaria de Saúde. Caso nenhuma ação seja colocada em prática, os profissionais vão parar" informa o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho.
Segundo os médicos, com a falta de pediatras em outros hospitais do Distrito Federal, muitos casos vem sendo encaminhados para a unidade, que também está com quadro reduzido. Com internações acima da capacidade, é difícil atender tantos pacientes. "O hospital está sobrecarregado. Há crianças que necessitam de atendimentos intensivos e neonatais internadas nos corredores do hospital por falta de local adequado", denuncia Gutemberg.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que desconhece o problema.
Revindicações
Os médicos pedem a volta do atendimento por ordem de chegada, já que o protocolo de Manchester (classificação por risco) não está funcionando na unidade. Além da contratação de mais profissionais para completar as escalas. "Foi feito concurso e, até agora, nenhum médico foi convocado", afirma Gutemberg.