Nessa terça-feira (7/10), a companhia entrou com o dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho da 10; Região e a audiência de conciliação está marcada para esta quinta-feira (9/10), às 14h30. A Viação São José opera a Bacia 5, que abrange Ceilândia, Taguatinga Norte, Brazlândia e parte de Vicente Pires. Existe a possibilidade de a greve se estender para outras empresas e aumentar o número de passageiros afetados.
Transtornos
A população que depende do transporte público enfrentou ontem um dia de transtornos. A rotina de cerca de 100 mil usuários foi alterada depois que 460 ônibus permaneceram nas garagens. O Setor O, em Ceilândia, foi a região mais atingida pela greve, já que a empresa é a única que circula lá.
A Viação São José entrou com o dissídio coletivo e com pedido de liminar por considerar a paralisação abusiva. A solicitação, no entanto, não foi acolhida pelo presidente do TRT da 10; Região, o desembargador André Damasceno. Em nota, o magistrado considerou que não havia indícios para embasar a concessão da decisão. Segundo Damasceno, ;a empresa não juntou aos autos prova de que a paralisação tenha alcançado todos os empregados, tampouco está claro o motivo do movimento;.
Com informações de Maryna Lacerda, Roberta Pinheiro e Thiago Soares
Assista à reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]