Os policiais que transportavam as armas eram alunos do curso preparatório do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal(COT). Eles estavam em dois carros descaracterizados da corporação. Três agentes estavam numa van com a arma, e em outro carro tinha outros dois. Vindo de diferentes estados, os homens pararam em um estacionamento do Setor Comercial Sul para justificar o voto, em um Shopping. Neste momento, um homem arrombou o veículo e encontrou os dois fuzis no interior dele. O delegado da polícia federal, Marcos Ferreira dos Santos, caracteriza o furto como crime de oportunidade. ;A região já tem índices de arrombamentos de veículos. O ladrão viu a arma e levou. Criou-se a oportunidade para o crime;, explicou.
De acordo o coordenador do Comando de Operações Táticas da Policia Federal, delegado Marcos Ferreira dos Santos,, a corregedoria da corporação abrirá um processo administrativo para verificar a responsabilidade do fato. ;No momento temos que aguardar as investigações. O importante agora é que conseguimos recuperar as armas e prender os culpados;, disse. A PMDF e a Federal recuperaram as armas na noite de ontem, em uma casa do Sol Nascente. Elas estavam enterrados no lote da residência. Junto foi encontrada uma espingarda calibre.12.
Dois homens e uma mulher que estavam na casa foram presos em flagrante. O homem que furtou a arma foi preso no dia do crime. Ele foi detido circulando com um Pálio verde roubado, o mesmo usado para transportar as armas da PF. O homem ajudou a polícia a chegar até os três comparsas detidos. As imagens de sistemas de segurança da região também auxiliaram nas investigações. Os suspeitos vão responder por furto, porte ilegal de arma de fogo e um deles também por receptação.