Jornal Correio Braziliense

Cidades

Santuário na Asa Norte deve receber 4 mil devotos de São Francisco de Assis

A festa será impulsionada por seis missas em honra do santo, em que os donos poderão entrar com os animais no templo

Quando jovem, Adriano Alves Braz, 31 anos, foi o típico adolescente que deu trabalho para os pais. A sua vida se resumia ao consumo de drogas, bebidas, baladas e à falta de crença. Ele não sabia rezar e, muito menos, acreditava em Deus. Um dia, ouviu sobre São Francisco de Assis, buscou saber mais sobre a história do santo que mudou a Igreja Católica. Passados 19 anos, o estoquista mudou de hábitos. "Minha conversão se deu por ele", lembra.

A Igreja Católica em todo o mundo comemora, hoje, a vida de São Francisco de Assis. Em Brasília, as celebrações são no Santuário localizado na 915 Norte. Durante o dia, a expectativa dos organizadores é de receber mais de 4 mil fiéis vindos de todas as partes do Distrito Federal e Entorno. A festa será impulsionada por seis missas em honra do santo, em que os donos poderão entrar com os animais no templo. Além disso, ao fim de cada cerimônia, os animais serão abençoados por frades da paróquia. "A programação começou com a novena e agora vamos fazer essa grande festa ao santo. Está tudo organizado para receber as pessoas e os animais para serem abençoados", explicou o frei Joveci Filho.

O devoto Adriano é presença garantida nas comemorações. Reservou o dia para estar com a família no Santuário. Morador da Estrutural, ele sairá cedo de casa para acompanhar a festividade. O estoquista conta que se identificou com a história do santo. "Fiquei emocionado com ele. Antes, São Francisco tinha uma vida rebelde, não concordava com o estilo dos pais e a partir do momento em que encontrou Jesus, mudou radicalmente. O seu amor com o próximo também é muito grande", conta o estoquista.

Com a pequena Letícia no colo, a filha caçula, Adriano relembra que quando se converteu, teve o desejo de ser frade. "Fui com o coração totalmente aberto à mudanças. Na época, tive muito contato com os franciscanos, mas depois de um tempo descobri que minha vocação era ser pai mesmo", brinca. O rapaz, antes rebelde, hoje é um exemplo para a família. Ele também é catequista e participa de grupo de oração na Cidade Estrutural.

Após a última missa em celebração ao santo, fiéis são convidados a uma festa no pátio da igreja, com direito a barraquinhas de comidas típicas e brincadeiras para a criançada. Funcionários do Santuário ficarão a postos para conservar o local limpo entre uma missa e outra, e os donos dos animais poderão também mantê-los do lado de fora da igreja, em uma tenda instalada perto da entrada.