A forte chuva que caiu durante à tarde desta quinta-feira (2/10) entortou uma torre de telefonia móvel instalada no alto de um prédio na Asa Norte. Temendo que o equipamento desabasse, moradores acionaram os bombeiros e a defesa civil, que junto com técnicos responsáveis por prestar serviço para a operadora móvel, decidiram retirar a peça.
O forte temporal que destelhou casas e derrubou árvores atingiu a região por volta das 13h. Após detectar o incidente, o síndico do condomínio acionou os bombeiros e os técnicos. Após realizar uma vistoria, os profissionais detectaram que a ventania soltou um dos pontos de ancoragem do equipamento, que acabou envergando e colocando em risco pedestres que passavam pela calçada.
Por questão de segurança, os profissionais optaram por retirar a antena, que pesava aproximadamente 1.900kg. Para isso, um guindaste do Corpo dos Bombeiros foi utilizado durante a operação.
Segundo o engenheiro responsável pela empresa terceirizada, a retirada da torre não afeta o serviço da operadora. A estrutura do prédio não foi danificada.
Segundo o coronel Sergio Bezerra da Defesa Civil, a operadora será notificada para apresentar o laudo, o projeto e o responsável técnico pela operação em reunião na quarta-feira da semana que vem. Além disso, o coronel afirmou que o órgão convocará as empresas de telefonia para apresentar os projetos e os pontos onde há torres em locais residenciais. Assim, a Defesa Civil pode promover a devida fiscalização.