Alunos das três séries do ensino médio podem se preparar para se inscreverem no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) publicou os editais para as três etapas do programa na última sexta-feira, e as inscrições começam na próxima segunda-feira e terminam em 13 de outubro. Os inscritos para a terceira etapa do Subprogama 2012 concorrem a 2.106 vagas em 97 graduações nos quatro câmpus da instituição (Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina).
[SAIBAMAIS]Esta será a primeira vez em que o PAS adota o sistema de cotas para negros, para o qual ficam reservadas 132 vagas. Para as cotas de escolas públicas, válidas desde 2012, estão reservadas 833 oportunidades. Os candidatos do sistema universal concorrem a 1.141 cadeiras. Na 3; série do ensino médio, Bruna Coutinho, 17 anos, busca uma vaga para biomedicina pelo PAS. Ela acredita que as cotas raciais são uma alternativa para a inclusão e vai se inscrever para as vagas do sistema. ;É uma oportunidade que pretendo aproveitar. É uma possibilidade para me ajudar na aprovação;, afirma.
Leia mais notícias em Cidades
Jhon Willatan Saraiva, 17, dedica seis horas diárias além do colégio para a última etapa da avaliação seriada. Apesar de acreditar que o sistema de cotas uma forma eficaz de incluir afrodescendentes na universidade, ele acha uma desvantagem concorrer pelo sistema. ;Para o curso que eu quero, farmácia, o número de vagas universais é maior do que para cotas. Então, prefiro tentar no sistema que oferece mais oportunidade;, conta.
O decano de Ensino de Graduação da UnB Mauro Luiz Rabelo explica que a decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). ;Fizemos um balanço dos 10 anos da adoção de cotas para negros, e o Cepe decidiu democraticamente manter, além das cotas sociais, a reserva para estudantes negros em todos os processos de acesso primário à UnB, que são o PAS, o vestibular e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu);, conta. ;A cota para negros é uma ação afirmativa própria da universidade, que tem autonomia para isso. Essa mudança visa garantir o acesso aos estudantes negros a todos os cursos de graduação. O PAS não tinha essa reserva. A adoção vem contribuir para a representatividade dos negros na instituição.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.