Jornal Correio Braziliense

Cidades

Pela primeira vez, o sistema de cotas raciais valerá no PAS

As inscrições para os candidatos da 3ª ano do ensino médio começam na próxima segunda-feira e vão até 13 de outubro. No total, são 2,1 mil vagas em 97 graduações oferecidas nos quatro câmpus da UnB


Alunos das três séries do ensino médio podem se preparar para se inscreverem no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) publicou os editais para as três etapas do programa na última sexta-feira, e as inscrições começam na próxima segunda-feira e terminam em 13 de outubro. Os inscritos para a terceira etapa do Subprogama 2012 concorrem a 2.106 vagas em 97 graduações nos quatro câmpus da instituição (Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina).

[SAIBAMAIS]Esta será a primeira vez em que o PAS adota o sistema de cotas para negros, para o qual ficam reservadas 132 vagas. Para as cotas de escolas públicas, válidas desde 2012, estão reservadas 833 oportunidades. Os candidatos do sistema universal concorrem a 1.141 cadeiras. Na 3; série do ensino médio, Bruna Coutinho, 17 anos, busca uma vaga para biomedicina pelo PAS. Ela acredita que as cotas raciais são uma alternativa para a inclusão e vai se inscrever para as vagas do sistema. ;É uma oportunidade que pretendo aproveitar. É uma possibilidade para me ajudar na aprovação;, afirma.

Leia mais notícias em Cidades

Jhon Willatan Saraiva, 17, dedica seis horas diárias além do colégio para a última etapa da avaliação seriada. Apesar de acreditar que o sistema de cotas uma forma eficaz de incluir afrodescendentes na universidade, ele acha uma desvantagem concorrer pelo sistema. ;Para o curso que eu quero, farmácia, o número de vagas universais é maior do que para cotas. Então, prefiro tentar no sistema que oferece mais oportunidade;, conta.

O decano de Ensino de Graduação da UnB Mauro Luiz Rabelo explica que a decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). ;Fizemos um balanço dos 10 anos da adoção de cotas para negros, e o Cepe decidiu democraticamente manter, além das cotas sociais, a reserva para estudantes negros em todos os processos de acesso primário à UnB, que são o PAS, o vestibular e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu);, conta. ;A cota para negros é uma ação afirmativa própria da universidade, que tem autonomia para isso. Essa mudança visa garantir o acesso aos estudantes negros a todos os cursos de graduação. O PAS não tinha essa reserva. A adoção vem contribuir para a representatividade dos negros na instituição.;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.