Se os benefícios para a saúde, para o meio ambiente e para a redução do trânsito ainda não lhe convenceram a usar a bicicleta como meio de transporte, talvez os ganhos para o bolso consigam fazê-lo mudar de ideia. Há pouco mais de três ano, o engenheiro Marcelo Daniel Coelho, então estudante de pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, analisava dados da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e percebeu que o órgão não contabilizava em estudos anuais o custo gasto por quilômetro pelos usuários de bicicletas nas metrópoles brasileiras.
Assim, Coelho decidiu realizar um estudo, utilizando métodos semelhantes aos da ANTP para estipular o valor consumido ao andar um quilômetro de bike e comparar com demais veículos. ;O estudo demonstrou que o custo por quilômetro da bicicleta para seus usuários é aproximadamente um terço mais barato que de um ônibus e cerca de um sexto do custo de transporte por automóvel, em trajetos curtos de até 10km a 15km de distância;, conta Coelho.
[SAIBAMAIS]Após a pesquisa, foi constatado pelo pesquisador que o gasto por quilômetro de um ciclista era em torno de R$ 0,121, enquanto usuários de ônibus gastariam em média R$ 0,324 para percorrer a mesma distância e motoristas de carro R$ 0,723, segundo dados da ANTP. Isso sem contar o valor de aquisição do automóvel.
Para contabilizar os gastos, foram considerados diversos fatores. Entre eles, o preço médio de uma bicicleta de marca conhecida, acessórios como capacete, luvas e espelho retrovisor, a depreciação dos produtos, além dos custos com manutenção básica com o equipamento, como troca de pastilhas de freio e pneus.
Outros aspectos normalmente levados em conta em pesquisas de transporte, como combustível e impostos, não foram considerados, uma vez que a energia para mover a bike vem apenas do esforço do usuário e não há impostos além dos cobrados na aquisição do equipamento. Assim, levado em consideração esses itens, o custo anual com uma bicicleta gira em torno de R$ 1 mil, valor bastante inferior ao de outros meios de transporte.
Apesar de a pesquisa completar três anos, Coelho considera que a diferença de custos entre bicicletas e outros transportes tenha se mantido semelhante e que poderia ser até maior se houvesse mais investimentos. ;Se o ciclista encontrasse uma ciclovia ou ciclofaixa em boas condições de segurança e trafegabilidade, os custos de manutenção da bicicleta seriam menores, além da depreciação que também diminuiria;, explica o pesquisador.